Thursday, October 09, 2008

O cinema brasileiro dá as caras em Londres



Dois festivais aqui em Londres destacam filmes brasileiros. Um é o "Cinema of Brazil”, exclusivamente dedicado às produções verde-amarelas, e o outro é o “Raindance Festival”, um festival pequenininho, mas com bons indies de todo o mundo (e uns bem ruinzinhos também).

Ainda não fui ver o “Cinema Brazil”, então não dá para falar nada além de que vai rolar até o fim da semana que vem lá no Barbican, onde o Caetano Veloso fez sua última apresentação nesta cidade (no começo do ano, se não me falha a memória).

Já o Raindance virou meu chodó. Ano passado estive lá. Também teve filme brasileiro. Na ocasião, vi o horrível “O baixo das bestas”. Se não fosse a menina pelada, juro que nem ia notar nada naquela desistória. Mas isso foi no ano passado. Deixa pra lá.

Este ano, o festival exibiu um dos filmes brasileiros mais divertidos que eu já vi: “Estômago”. Como diz o diretor Marcos Jorge, esse é um conto sobre baixa-gastronomia (no melhor sentido da palavra, claro). Conta a história de um presidiário, que fez seu caminho ao topo do beliche do chadrês com sua culinária longe de ser requintada, mas, mesmo assim, deliciosa (não para mim, que sou vegetariano).

“Estômago” já ganhou prêmio no Rio, Cidade del Este, Rotterdã e, agora, é um dos favoritos ao Raindance que é um tipo de Campeonato Paulista: se ganhar, ótimo, mas se não ganhar, não vai fazer muita diferença.

Diferença faz para quem assiste. É diversão garantida ou seu dinheiro de volta. Eu paaaago.

No comments: