Wednesday, August 02, 2006

A China e sua vitrine de patos assados


A China ganha cada vez mais destaque na Inglaterra. Quem está por aqui pode constatar a impregnação de três símbolos daquele país: para começar, os próprios chineses, com seus olhinhos puxados, fala gritada e nervosa, dentes estragados, unhas sujas e um estranho hábito (para não dizer nojento) de comer com a boca aberta e fazendo barulho; o HSBC, um dos maiores bancos do mundo, cuja sede européia fica nesta cidade (ler Santíssima Trindade); e Chinatown, um pedaço da China em Londres.

Ali, uma rua de aproximadamente 500 metros, não se fala english (inglês) e sim “ingrish” (ingreis, né?). A identidade visual, por assim dizer, é chinesa. Os restaurantes são chineses com chefs chineses (pode parecer óbvio, mas não é. Eu mesmo trabalhei em um restaurante chinês em outro canto da cidade, onde os chefs eram um brasileiro, um eslovaco e um tcheco).

Apesar de encontrar tudo isso, o que mais me chamou a atenção em ChinaTown foi a vitrine de patos assados dos restaurantes. É uma mistura de cores que chega a ser bonita, mas ao mesmo tempo desgostosa devido a tolerância higiênica de um não-chinês.

Pelo menos pude perceber que até os patos da China são todos iguais, assim como as pessoas de lá.

* Na foto, produzida por Marilia Amorim, a vitrine de patos de um restaurante em ChinaTown. Como legítimos chineses, eles são todos iguais.

2 comments:

Anonymous said...

gostei deste, boa meu velho!!!

M.

R1DER said...

Caráio, Henrique, tu meteu o pau na chinesaiada! Não digo que seja mentira, mas comparativamente, sou muito mais um chinês (err, quero dizer, uma chinesa!), do que todos os muçulmanos (que ainda que não seja nacionalidade, mas posso generalizar assim), os hindus (novamente não é nacionalidade, mas você já entendeu o meu ponto), e os turcos, juntos! Esses sim, são difíceis! Te intimo a ir prá Mile End e prá angel/Finsbury Park fazer uma reportagem também :)
Ah, e sem esquecer de Brick Lane. Vai lá à noite... hehehehe

Abrasssssss meu velho