Monday, July 24, 2006

Speakers’ Corner é o exemplo mais claro de liberdade de expressão


O Hyde Park é o maior e um dos mais bonitos parques da região central de Londres. Jardins, lagos e uma ampla área de lazer chamam a atenção dos visitantes. Só que isso é o mínimo que se espera de um parque em Londres. E isso há em quase todos os parques da cidade. Mas existe uma rua ali que é única: a Speakers’ Corners (algo como rua dos dircursadores).

Nela, principalmente nos domingos de sol, pessoas de diferentes ideologias expõem e defendem suas crenças. Tem japonês da Universal Church of the Kingdom of God (pasmem, é a Igreja Universal do Reino de Deus, aquela do bispo Edir Macedo sim. Essa turma até que faz um sucesso aqui), negros contra o racismo, mulçumanos, políticos e, claro, os céticos. Isso sim é democracia.

O mais interessante é que essa tradição é secular. Os primeiros Speakers apareceram por lá em 1872, quando foi criada uma lei legalizando o ato de falar em público.

Ok, ok! Legal. O problema é que com tanta gente acreditando em coisas tão diferentes fica difícil acreditar em alguma coisa. Por isso entrei para o time do amigo da placa ali na foto, que dizia “Do not beleave anyone. Including me" (não credite em ninguém. Nem em mim).

* Na foto da esquerda, um mulçumano prega a palavra de Ala na Speakers` Corner, sendo observado por um cético, cuja placa declara que não existe inferno. Na foto ao lado, esse mesmo homem mostra o outro lado da placa: "No credite em ninguém. Nem em mim."

No comments: