Monday, August 07, 2006

O pior de Londres são os brasileiros


Chega de falar mal dos outros. Falei dos chineses no post passado (A China e sua vitrine de patos assados). Eles são feios e nojentos sim, mas estão ficando ricos. Devo ter falado de outros povos em textos anteriores. Até chegaram a me sugerir mais nacionalidades para detonar. De certa forma, não sem razão. Mas chega disso. E o meu rabo? Por que não olho para o lado ruim dos brasileiros (como se fosse fácil achar lado bom)?

Todo mundo sabe que nós não somos bem vistos aqui no estrangeiro. De certo modo, o ressábio parece óbvio. Carol Woollery, uma senhora afro-inglesa militante de uma instituição que luta pela igualdade racial no Reino Unido, disse-me que seus conhecimentos sobre o Brasil são formados a partir do que a TV mostra. Ou seja, crianças negras vivendo nas ruas, onde roubam, matam, drogam-se e, principalmente, sofrem.

Como confiar em um povo que deixa suas proprias crianças, o futuro da nação, nessas condições? “Isso é proibido aqui”, ressaltaria ela.

Talvez o horror de Carol fosse maior se ela olhasse para os seus vizinhos brasileiros. Um bando de gente tentando levar vantagens em cima de todo mundo, inclusive de seus próprios compatriotas. Um bando de porcos achando que “são mais iguais que os outros”, porque, afinal, o mundo é dos espertos. E eles são espertos a valer. Simplesmente um bando que acha bacana roubar números de cartões de créditos para fazer compras, vender cursos que não existem, fazer cambalacho para conseguir visto e até produzir documentos falsos (dia desses foram presos dois brasileiros por conta disso).

Querem ser espertos? Então, por que não aprendem a lição inglesa de um tal de Robin Hood? Se for para roubar, que seja dos ricos para dar aos pobres.

Claro que tem brasileiro bom vivendo aqui. O problema é que o mal contamina. Daí não adianta ser cristão, budista, hare krishna, ateu ou o que for. "Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come."

* Na foto, um brasileiro (no caso eu) pensa na sujeira dos seus compatrícios bem na beiradinha do River Thamisa, cuja maré baixa deixava à vista bastante lixo. Pelo menos não fedia.

6 comments:

Anonymous said...

Foi brando.

M.

Anonymous said...

Espero que este mal não TE contamine!

Anonymous said...

Judaaaaaaasssss... vc foi contaminado tb?! HAHAHAHA

Anonymous said...

é... brasileiro é foda, até no brasil.

mensalão, máfia das ambulâncias, máfia dos sangue sugas, pcc, copa do mundo,operação dominó...
voto nulo de novo esse ano (como se fosse a solução)

abraço.

Anonymous said...

Calma... eh brincadeira meu amigo to passando pra checar sua arte de escrever e te dar os parabens, muito legal o q tem feito, nao pare de escrever nao q o mundo precisa de gente como vc.
Zeu Azevedo

Anonymous said...

Oi Henrique.
Eu tenho a mesma experiencia que voce aqui nos EUA. Alias, cheguei a dizer um dia que imigrante e o que ha de pior de um povo. Cabe a nos deixar claro o quanto esses brasileiros nos envergonham. Parabens pela iniciativa.
Silvia Oloris