Tuesday, July 11, 2006

Palácio de Bunckingham: o que dizer?


Já visitei o palácio de Buckingham algumas vezes. O que dizer? Nada além de “o brasão da família real fixado nos portões de entrada é bonito”.

O que mais?

Uma inevitável resposta vem aminha mente: “pô. Sei lá, entende?”

Tudo bem que a construção foi residência oficial da monarquia inglesa desde 1837, na época da rainha Vitoria – agora, a rainha Elizabeth II, que morou muito tempo lá, volta para o Castelo de Windsor, onde passou sua juventude. Também é verdade que ali já passaram e ainda passam líderes de estados do mundo todo - inclusive o Lula esteve lá recentemente para tomar um chá com a rainha. Sem contar na abundância numérica de suas dependências - ao todo, são 429 cômodos divididos em 19 salas, 52 quartos, 188 quartos para empregados, 92 escritórios e 78 banheiros – e da riqueza que suas paredes e tetos abrigam. Ah. Esqueci de falar sobre a maior mesa de jantar do mundo: 55 metros de comprimento, nove de largura e 160 lugares (informações colhidas no site da revista Isto É).

Mas há algo de estranho com aquele monte de tijolos e cimentos. Ele é imponente, bem digo, porém, suas linhas são destoantes. Algumas vezes olho para ele e não vejo nada além do que um prédio largo do Cingapura, aqueles das favelas de São Paulo. Até a cor é parecida.

Vai ver que é por isso que o Palácio de Buckingham é considerado uma das construções mais feias de Londres. Se não estou enganado, ficou em quarto lugar.

4 comments:

Anonymous said...

Buckinghamgapura?! Pegou firme heim?

M.

Anonymous said...

Comparar o Palácio de Buckingham com Cingapura ficou foda, Henrique!
Aí, toma um chá às 5 por mim, ok?
Abraços e torcidas entusiasmadas!

Henrique Andrade Camargo said...

acho q fui infeliz mesmo na compração.
mas q o palacio é feio, isso é.

valeu pelo cometário. ;-)

Anonymous said...

eu q ja tive no cinga pura do bairro do limao lhe digo eh muito mais animado.
Zeu