Thursday, July 20, 2006

Europeu não toma banho e o legítimo humor brasileiro


“Vamos falar de um tal de Santos-Dumont, um brasileiro que supostamente inventou o avião”, disse o professor de inglês, em um toque sutil e provocativo, típicos do humor inglês, por assim dizer.

“Supostamente o escambau”, responde uma aluna brasileira indignada. “Não só inventou o avião, como também o relógio de pulso.”

“E digo mais”, toma a palavra um outro brasileiro. “Não só inventou o avião e o relógio de pulso, como também o chuveiro, coisa que você não usa há muito tempo”, ataca afiadamente, em um misto de presença de espírito, conhecimento e, claro, humor brasileiro (por razões de segurança, os personagens não serão identificados).

Rarararararararararara. A classe explode em risos. Então, ria também!

Moral da história
Não diria que é verdade a fama do europeu não tomar banho. Mas não me atreveria a desmentir. De vez em ‘sempre’ cruzamos com uma turma fétida nas ruas, causando até ardência nas narinas.

Talvez justamente pelo fato do europeu ter essa fama emporcalhada que o professor ficou sem graça com a piada, mesmo não carregando ele a fedorentina. Por outro lado, se ficou embaraçado, deve ser porque, vez ou outra, o sujeito pula o banho.

OK. Não vamos generalizar. Conheço uma espécie inglesa que nunca deixa de banhar-se: os patos. Gostam tanto que, dia desses, passeando pelas intermediações do Green Park, ali perto do Palácio de Bunckingham, pude flagrar um exemplar dessa espécie curtindo em uma fonte real. Refrescante!

* Na foto, patinho inglês toma seu banho diário. Ele nem deu bola para os olhares curiosos dos turistas.

2 comments:

Anonymous said...

Esta coisa de banho é fogo, ou melhor, esta coisa de não banho é coisa de louco!

Ahhh, assim como a mandioca, a maizena© (o amido de milho, vai!), o pacaembu, tietê, iguaçu, o boldo, urucum, o Saci Pererê, o Curupira, a Mula-sem-cabeça, e um sem-número de outras coisa, o banho mais do que diário que está no costume dos brasileiros temos temos que agradeçer aos Índios Tupiniquis!

Depois desta só com um banho mesmo!

M.

Anonymous said...

Se nunca vier à europa, vai ficar sempre pensando um montão de besteiras como essa.

Já agora, nós só não tomamos banho, como temos 3 cabeças, um pé, neve todo o ano, e todas as mulheres têm barba rija e bigode. Os homens são sempre metade do tamanho das mulheres e há uma estátua de Salazar em todas as praças.

A unica verdade mesmo é que todos os brasileiros têm sangue português. Não só descendentes dos anos 60, como brasileiros (portugueses) da altura da independencia. Os portugueses não vieram embora. São voçês, os brancos brasileiros. E o mulato, mestiço, é o quê se não metade português? Os italianos e alemães não se misturavam com outros povos, eram racistas demais para isso.

Indios tupiniquis uma ova. Não restaram quase nenhuns, já eram perseguidos e desprezados pelos portugueses, e continuaram sendo pelos brasileiros depois da independência.

Vai ler um bocado, se instrui!