Tuesday, July 18, 2006

Mantra Dance Fetival dos Hare Krishnas: eu fui!


No fim de semana que passou, fui convidado para ir a uma festa que, essa sim, chamaria de inusitada: Mantra Dance Festival!

Não sabia o que esperar de um evento organizado pelos hare krishnas londrinos, como foi esse. Em minha cabeça, o pré-conceito harekrishiano dizia-me que essa seria uma festa estranha com gente esquisita, na melhor forma de Eduardo, aquele da Mônica, que fazia sucesso na voz do Renato Russo. Mas como um carinha mente-aberta que tento ser, fui. E não é que eu tinha razão?

Os seguidores do movimento estavam vestidos a caráter, ou seja, com aquelas roupas parecidas com mortalhas, que eles chamam de dote (ou algo do tipo). Também ouviam em alto e bom som o infindável mantra “Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare”. Os versos eram cantados horas a fio por bandas (se é que posso dizer assim), cujos músicos faziam suas performances com instrumentos típicos da índia. Moças e rapazes dançavam em êxtase com o hipnotismo daquele som. Lembrou-me vagamente a dança da caverna em Matrix Reloaded. Uma moça me avisa: “Olha. Eles não usaram nada não, viu? É uma loucura natural.”

Deu para perceber. Até porque não eram somente os jovens que estavam ali. Senhores e senhoras de aparência distinta também compareceram. Só que esse grupo não ousou dançar, apenas apreciar a adoração ao deus Krishna.

Ponto de vista
Mesmo sendo eu um vegetariano e um abstêmio de drogas, alguns dos preceitos básicos dos seguidores dessa religião, confesso que me senti um peixe fora da água. Conversando com uma adoradora de Krishna, tentei entender um pouco dessa filofia. Para falar bem a verdade, não entendi nada. Por isso, não vou tentar explicar.

O que ficou foi a mensagem de paz. Não me atreveria julgar algo que não conheço. Falo somente daquilo que vi.

Então, deixo aqui minha mensagem de paz para você, leitor.

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare. Dizem que esse mantra tem muito poder.

* Na foto, gentilmente cedida pelos hare krishnas, a banda e os seguidores do movimento em adoração ao deus hindú.

1 comment:

Anonymous said...

que fria heim amigo!

M.