Thursday, March 12, 2009

Representes do G-20 reúnem-se em Londres para tratar da crise

A poucas semanas de mais um encontro do G-20 - grupo que reúne as principais economias do mundo – o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, já estão em Londres. Lá, junto a outros ministros de finanças e presidentes de bancos centrais, os dois vão discutir assuntos ligados à crise financeira mundial. O fórum será realizado amanhã, 13.3, e sábado, 14.3, e terá cobertura do Mercado Ético.

De acordo com a agenda de Mantega e de Meirelles, a sexta-feira será reservada ao Bric, bloco de países em desenvolvimento composto por Brasil, Rússia, Índia e China. No sábado é que os brasileiros vão efetivamente se reunir com os demais participantes.

Em comunicado à Assossiação da Imprensa Estrangeira, o ministro das Finanças do Reino Unido, Alistair Darling, reforçou a necessidade de uma ação conjunta entre os países. Para ele, combater os problemas já existentes não é o suficiente para solucionar a crise. O ministro defende um plano de recuperação que englobe a todos e não ameace o livre comércio.

Darling apontou três grandes objetivos para a reunião: a necessidade de acelerar a demanda e estabilizar o sistema financeiro, a reforma do sistema financeiro global e a reforma de instituições financeiras internacionais. Por fim, ele ressaltou a importância do evento em reerguer a confiança no sistema financeiro mundial e em trabalhar com novos parceiros econômicos.

No comments: