Monday, March 30, 2009

Depois do “Put People First”, vem aí o “G20 Meltdown”


Cerca de 35 mil pessoas protestaram contra o liberalismo econômico na região central de Londres. O “Put People First” (coloque as pessoas em primeiro lugar, em tradução livre), realizado no sábado (28/3), teve como objetivo chamar a atenção da cúpula do G20 para assuntos urgentes, como emprego, justiça social e aquecimento global. Ao contrário do que a polícia esperava, foi tudo muito pacífico.

Mas uma manifestação ainda maior está marcada para o dia da mentira (ou, na Inglaterra, o dia dos tolos): 1° de abril. O “G20 Meltdown” (derretimento do G20, em tradução livre) reunirá militantes de diversas organizações em frente ao Banco da Inglaterra, o Banco Central do Reino Unido.

Para falar sobre o protesto e seus objetivos, o Mercado Ético entrevistou David Louis, como pediu para ser chamado o ativista do movimento Climate Camp. O grupo promove a conscientização ambiental e é uma das principais peças da manifestação do dia 1°.

Ele fala sobre o colapso ambiental, concorda com Lula sobre os brancos serem os culpados pela crise e clama por uma ação rápida dos políticos para com as questões ambientais.

Leia a entrevista completa no Mercado Ético.

Na foto: manifestantes protestam no centro de Londres

No comments: