Saturday, March 14, 2009

Mantega e BRIC apontam propostas para o retomada econômica

Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi positivo o saldo da reunião com representantes do BRIC, realizada nesta sexta-feira, 13/3, durante o econtro ministerial do G20, em Horshan, nas proximidades de Londres. O ministro disse que o grupo está caminhando para alcançar propostas concretas para combater a crise.

Ele contou que fez uma panorâmica da situação presente com seus colegas, tratando de temas como a queda da atividade econômica, principalmente àquelas ligadas ao comércio exterior. Reforçou que os membros do BRIC planejam uma política fiscal mais acentuada, estímulos setoriais, aumento do crédito e defendeu também uma série de projetos sociais, como, por exemplo, maior auxílio aos desempregados.

Outro ponto de importância para Mantega foi o fortalecimento da presença do BRIC no FMI e no G20. “Nós (países do Brics) não faremos nenhum aporte adicional de recursos, como vem sendo pedido, sem que haja uma reforma de cotas no fundo. A mudança está prevista para 2011, mas até lá pode ser tarde demais para tomar algumas ações necessárias hoje. Queremos antecipar isso para, quem sabe, abril. Mas se o status continuar o mesmo, não faremos aporte nenhum”, garantiu.

A necessidade dos Estados Unidos resolverem a crise do país o mais rápido possível também foi destacada. “É consenso entre nós que isso seria bom para toda a economia”, disse.

Com relação à retomada do crédito, Mantega aponta os ativos tóxicos de bancos de países como os Estados Unidos e da União Européia como o principal entrave e sugere: “A resolução desse problema poderia ser feita com a nacionalização dessas instituições, que eu particularmente prefiro, ou pela compra desses ativos. De qualquer forma, a solução deve vir o mais rápido possível.”

Por fim, o ministro enfatizou que o Brasil foi um dos últimos países a ser atingido pela crise e que será um dos primeiros a sair dela. “Vamos crescer em 2009 e estudos já mostram aumento do crédito no Brasil”, continua.

E a tal da sustentabilidade?
Mantega afirma que os planos de retomada não atrapalham em nada as metas de combate ao aquecimento global. Ele inclusive anunciou um plano para a troca de geladeiras velhas por novas, com maior capacidade de economizar energia.

Mas só?

No comments: