Sunday, March 15, 2009

Mantega e Meirelles satisfeitos com o G20

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disseram que estão felizes com os resultados do encontro ministerial do G20, realizado neste fim de semana, em Horsham, uma cidadezinha nas proximidades de Londres.

Mas isso não significa que eles estejam satisfeitos com tudo o que ali foi proposto. Mantega me disse que o ponto principal de satisfação foi o fortalecimento do G20. "Tivemos participação real na mesa de discussões. Pudemos colocar nossas idéias para debate. Até mesmo apontamos os Estados Unidos como principais culpados pela crise. E o secretário do tesouro americano (Timothy Geithner) concordou com a gente."

Por outro lado, os brasileiros negaram colocar mais aporte no FMI sem que haja uma reforma de cotas no fundo, ponto que vem sendo exigido pelo BRICs. "Acho que esse depósito tem que ser feito por países que tem muito mais dinheiro do que o Brasil. Nós não vamos colocar dinheiro nenhum no FMI", declarou.

A minha cobertura completa do que rolou no encontro ministerial do G20 será publicada no site Mercado Ético, na segunda-feira.

No comments: