Tuesday, January 23, 2007

Três livros para ler antes, durante e depois de morar em Londres


Está pensando em passar uma temporada em Londres? Então, em vez de dizer qual é a melhor forma de vir para esta cidade ou sobre quais os passeios e baladas da moda, indico três livros (só três. Dá para ler durante o um mês ou dois em que espera o visto de estudante chegar) que mostram um outro ponto de vista da cidade e do espírito inglês. Aliás, mesmo que não queira vir para cá, tenho certeza que vai aprender e, principalmente, se divertir muito com essas leituras.


The Buddha of Suburbia (Buda de Subúrbio), de Hanif Kureish

Antes de vir para Londres, eu imaginava uma Inglaterra beirando a totalidade branca. Ingenuidade minha. Tem gente do mundo inteiro aqui. Muita gente. Mas enquanto eu vejo isso de forma lúdica, o personagem Karin, um jovem inglês - filho de pai indiano e de mãe inglesa -, acha o fim do mundo. Ele sofre com a miscigenação e o preconceito dos brancos por causa de sua pele escura. E assim vai durante o transcorrer de sua adolescência para o mundo adulto. No decorrer de sua tragicomédia (mais comédia do que qualquer outra coisa), Cream, como é conhecido pelos amigos, apresenta ao leitor alguns personagens típicos dessa cidade, assim como pontos-turísticos, mesmo que não sejam vistos como tal pelo narrador (o contrário seria a mesma coisa de um paulistano dizer que o Parque do Ibirapuera é seu ponto turístico preferido. Não. Para ele é somente mais uma parte da cidade).


The curious incident of the dog in the night-time (O estranho caso do cachorro morto), de Mark Haddon

Inglês aprende a ser sarcástico desde criançinha. É o jeito que a língua funciona, que os pais educam e que os livros (ficcionais) ensinam, como esse aí de cima. Em The curious incident of the dog in the night-time, um jovem de 15 anos com “necessidades especiais” (ele é autista) tenta descobrir quem foi que matou o cachorro da sua vizinha. Assim, ele investiga todos os suspeitos daquela pacata cidade do interior da Inglaterra. Na medida em que prossegue em sua empreitada, descobre coisas assustadoras para seu compreendimento e decide fugir. Vai parar em Londres, onde sua cabecinha atormentada vai se abrindo para a vida. O garoto também é um ótimo guia turístico, incluindo em sua descrição vários símbolos da cidade, como o do metrô, do trem e alguns mapas.


The astrological diary of God (acho que ainda não foi traduzido para o português. Se alguma editora se interessar, posso fazê-lo. Cobro baratinho), de Bo Fowler

Este é um dos livros mais engraçados que você vai ler na sua vida. É o bom e velho humor inglês literalmente tirando um sarro de deus. É isso mesmo. A história tem como personagem central o próprio. Trata-se de um kamikaze que, depois de falhar em diversas missões suicidas, descobre que é Deus. Como tal, baseia sua vida e a de seus seguidores em um livro-guia astrológico. Sugere até animal de estimação de acordo com o signo de cada um (eu ia me dar muito mal. Sou escorpião). Enquanto isso, seus advogados tentam livrá-lo de uma acusação grave: a destruição do universo.

* Na foto, eu lendo um dos meus livros favoritos: The Buddha of Suburbia, de Hanif Kuraish. A obra pode ser encontrada em português sob o título "Buda de subúrbio".

1 comment:

Anonymous said...

Ah, eu li esse do cachorro...