Wednesday, June 28, 2006

Sonhos de uma Londres de verão

É uma outra cidade essa que surge com o verão. O verde das árvores, que veio tímido com o fim do inverno, agora toma conta de todos os lugares. Com o verde, as pessoas enchem as ruas, parques, PUBs (lê-se algo como pâbi e não púbi, o que pode te trazer complicações se falar assim com um inglês) e, acreditem, até cemitérios. Tem festa e farofa por toda parte (e a cidade fica cada vez mais suja).

Por falar em forofa...
Essa forma de comemoração é feita como no Brasil. As pessoas levam comidas e bebidas para espaços públicos, ondem celebram a volta à vida, mesmo sem saber que estão comemorando essa páscoa que não é páscoa. Mas, ao contrário do povo tupiniquim, aqui não há preconceito com os farofeiros. Até porque, aqui, todo mundo é plebeu (tirando o pessoal da monarquia, é claro).

Enquanto isso...
Nas margens do River Thames (Rio Tâmisa), lá estão eles de novo. Já estava com saudades dos homens-estátuas, que só se movem com o som da moedinha atirada no chapéu (quando entra cisco no olho também. Mas um foi esperto e botou óculos escuros. Ficou estranho, porque nunca vi estátua usar óculos. Mas...).

E o céu então?
Ah. Nada daquele cinza típico das outras estações. Acreditem! No verão, o céu londrino é azul celeste e o sol queima a valer. Ainda não está assim. Mas vai ficar. Os ingleses vão deixar de ser brancos. Vão ficar rosados e ardidos. Os ônibus, que não têm ares-condiciados, vão virar o inferno de tão quente. E vai ser assim pelos próximos dois meses (ou menos).

De qualquer forma, Londres fica linda vestida com as cores do Brasil: o verde das árvores, amarelo do sol e do ouro de algumas construções daqui, azul do céu e o branco da... (deixa eu ver) Ah! Já sei! O branco das pessoas (nem todas).

* Nas fotos, gente fazendo farofa e passeando no lago de Hyde Park, homem-estátua de óculos escuros (estranho) e a multidão em Piccadilly Circus.

4 comments:

Anonymous said...

Pelo que percebí as mudanças de estação na parte norte do planeta são mais sentidas do que por aqui no calor(?) dos trópicos, não que nós não notemos, mas se fazem até festa quando o sol dá a cara?!?...

Olha. vai aí uma cobrança sérissima de seu maior comentador:

Cadê os meus comentários?
www.simplicissimo.com.br

Judas,
M.

Henrique Andrade Camargo said...

Depois do evangelho segundo judas, é um prazer para mim ser chamado assim.

E as diferenças de estação pra estação são brutais. Pergunta pro Joe.

;-)

Ah. vou comentar...

Anonymous said...

Fala Fofo !

Cara leio seu blog sempre, é que dificilmente deixo mensagens. E o dedo como está ? E a repercusão da vergonha brasileira na terra da rainha como foi ? Continue escrevendo que continuarei lendo.

Força aí brother.

Beijos,

Piagão.

Anonymous said...

Primo,

Oi!!!
Qta saudade.
Mto bom seu blog. Adorei. Como não havia visto ainda, tô lendo aos poucos. Achei num e-mail q vc mandou pro Dario.
E fica até qdo? Tem previsão? Enfim, estando bem é o q importa.
Bem, vou terminando q minha intenção não é te alugar... Bambam manda abraço.
Bjo gde.

Patrícia