Tuesday, June 06, 2006

Os reis sem coroas


Então a monarquia acabou e/ou perdeu o poder? Não que eu saiba. A coroa, talvez, tenha apenas mudado de côco. Mas seus princípios continuam aí, no mundo todo. Assim como os velhos coroados, esses mais atuais (mas também não tanto) gozam do poder. E gozam não apenas no sentido de tirar proveito de certos privilégios, mas também no sentido de tirar sarro mesmo, haja visto o caso da Suzane.

Depois da Revolução Industrial, iniciada lá no século XVIII nesses solos ingleses que piso agora, os burgueses passaram a ser os novos reis. Com o capital acumulado, construíram seus palácios, adiquiriram suas carruagens e, principalmente, fizeram valer a lei da hereditariedade. E ainda propagandeiam por aí a possibilidade de todo mundo virar rei.

Mas se todo mundo virar rei, quem é que vai fazer o trabalho sujo?

Papo chato, né? Vai carregar 300 litros de cerveja nas costas pra ver como o seu humor vai ficar.

* Na foto, eu, de sobretudo, fazendo pose de rei em frente do Palácio de Buckingham. Também fazem pose uns carinhas e o guardinha real.

1 comment:

Anonymous said...

É... meu caro carríssimo amigo. É nestas horas que nosso verdaderio eu, aquele que me vai fazer ficar com medo quando encontrá-lo fundo lá no fundo de mim, aparece.

Já diria o sábio que é no velório que se encontram as coisas realmente úteis desta vida, a real, a reflexão que se aproveita, e não numa festa onde todos, principalmente nós, se escondem por de tráz de máscaras exalando perfumes feromônicos.

Não vejo como questão de papo chato, bom ou mal humor...
é a realidade que nem sempre , ou nunca é doce.

"se eles não tem pão, que comam brioches"

Boa,

M.